PESQUISA DA NIELSEN APONTA NOVOS PERFIS SOBRE O CONSUMIDOR BRASILEIRO

De acordo com a pesquisa “Estilos de Vida 2019”, da Nielsen, existem hoje cinco perfis de consumidor no Brasil. E, a partir desta definição, cabe às indústrias desenvolverem produtos que atendam diferentes demandas. O estudo contou com a participação de mais de 21 mil pessoas que responderam 100 questões sobre tempo livre, hobbies, valores, metas, meios de comunicação, hábitos de compras, saudabilidade, entre outros temas.

A análise mostra que 55% dos brasileiros compram na loja e 64% têm um smartphone. Outra característica é a preocupação com a saúde, já que 57% dos entrevistados reduziram o consumo de gordura com a adoção de práticas sustentáveis. Hoje, segundo a Nielsen, quase 43% das pessoas estão mudando seus hábitos de consumo em prol do meio ambiente.

Tantas diferenças entre os consumidores do mesmo país fez com que a consultoria de pesquisa de mercado levantasse cinco modelos de comportamento que definem perfis distintos de compra. Confira cada um deles abaixo.

 

Consciente Pragmático

Também é conhecido como o “sabe tudo” e não muda suas convicções de consumo facilmente. Homens (55%) e mulheres (45%) com mais de 46 anos que pertencem às classes C2, D e E. Chefe do lar que se preocupa com custo de vida e serviços públicos. Meios de comunicação mais usados são a TV aberta e o rádio. Não acredita na maioria das propagandas na televisão e faz suas compras sozinho durante a semana em lojas convencionais. Nestes pontos de venda, ele costuma comprar os mesmos produtos e marcas.

 

Equilibrista

Esse é o perfil de consumidor entre 26 a 45 anos que busca escolhas inteligentes para poder consumir aquilo que deseja. Predominantemente feminino, com 67% de participação, estas consumidoras pertencem às classes C1 e C2 e são responsáveis pelas compras da casa. Por isso, preocupam-se com custo de vida, educação e busca diversão assistindo TV e interagindo nas redes sociais. Na hora de comprar, esse perfil pesquisa com atenção os folhetos e catálogos e não pensa duas vezes para mudar de loja e aproveitar uma boa promoção. O equilibrista paga tudo com o cartão de crédito, não realiza compras online e a sua realização profissional é o principal objetivo de vida.

 

Consciente Sonhador

Este perfil tem maioria de mulheres (72%) e se define pela busca por uma vida tranquila. Presente nas classes C2, D e E, esse é o consumidor que se preocupa com o custo de vida, economia e principalmente com o meio ambiente. Costuma ir mais a hortifrutis e feiras, reduz o consumo do que julga fazer mal à saúde, compra produtos orgânicos e faz exercícios físicos. Além disso está disposto a pagar mais por marcas sustentáveis.

 

Conectado

Na maior parte do tempo, este consumidor está conectado à internet e é o mais jovem entre os outros perfis. Está inserido nas classes B2 e C1 e frequenta festas, eventos culturais e baladas com amigos. Outra característica é pensar no coletivo e suas maiores preocupações incluem meio ambiente, preconceito e intolerância. Além disso, fazem tudo pelo smartphone, com seis em cada dez entrevistados comprando online uma vez ao mês pelo menos. Por outro lado, as propagandas tradicionais perdem a relevância nos canais que utilizam porque esse perfil valoriza experiência e exclusividade com um produto ou marca. O que mais funciona nesse sentido são ações de degustação, amostra grátis ou oferta de cupons e descontos pelos aplicativos.

 

Aspiracional

Este é o perfil do consumidor de 26 a 45 anos das classes A, B1 e B2, maioria feminina (64%), preocupada com meio ambiente, educação, corrupção e preconceito. Viajar sem abrir mão da carreira profissional é um de seus hábitos, assim como ser mais saudável. Consome muita informação e isso explica os 33% de pessoas que comparam preços no celular enquanto fazem compras. Antes de sair de casa para comprar, 70% consultam aplicativos ou sites. Outra característica é que 55% leem os dados nutricionais das embalagens, enquanto 67% se dispõem a pagar mais por itens de marcas que preservam o meio ambiente.

Este estudo aponta para a realidade do país, já que a maioria (27%) pertence ao perfil equilibrista. Os aspiracionais aparecem em segundo com 22%, seguidos pelo perfil consciente pragmático (21%). Conectados e Conscientes sonhadores somam empatados 15% dos consumidores brasileiros.

 

Fonte: Mundo do Marketing

    Escrever um comentário