BRASILEIROS MAIS ENGAJADOS NAS REDES SOCIAIS: COMO AS MARCAS PODEM APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE?

Seguir uma marca nas redes sociais para o brasileiro hoje é muito mais do que ser fã dela. É buscar informações e se manter mais seguro em suas decisões. Foi o que apontou uma pesquisa feita pela agência de relações públicas LatAm Intersect PR e que foi apresentada por Livia Gammardella, Consultora da agência, durante o Clube Mundo do Marketing, um encontro exclusivo de profissionais da área para troca de experiências. Clique aqui para participar.

Os brasileiros são os mais propensos a seguir marcas nas mídias sociais para manter-se atualizados com os novos lançamentos, com quase um terço (32,9%) dos consumidores escolhendo essa resposta em comparação com 23,8% dos consumidores mexicanos, por exemplo. Comparado ao restante da América Latina, esse número é muito alto: Chilenos e argentinos são as nacionalidades menos propensas a seguir marcas nas mídias sociais, com cerca de um oitavo (12% dos argentinos e 12,6% dos chilenos) dos consumidores de ambos os países dizendo que não seguem marcas nas mídias sociais, em comparação com apenas 4,2% dos peruanos.

Para aproveitar esse alto engajamento, as empresas precisam reforçar seu relacionamento com o consumidor e atender aos desejos dele quase que em tempo real, afinal, independente da região, o consumidor tem necessidades cada vez mais urgentes.

Veja algumas dicas dadas por Livia Gammardella de como aproveitar essa janela de oportunidades nas redes:

Crie comunidades online: “Há uma tendência das marcas serem influenciadoras, elas estão nas redes sociais ativamente e devem criar suas próprias comunidades online. Hoje muitas marcas já possuem seu próprio influenciador, o que também gera resultado”, aponta Livia. Para isso, a constância e a coerência nas campanhas ajudam a fortalecer o vínculo com o consumidor, que passa a esperar por mais conteúdos como o que o atraiu.

Conteúdo e venda lado a lado: Muitas empresas acabam focando apenas no conteúdo aspiracional, mas os brasileiros também estão abertos a ver novidades de portfólio. Diferente de um perfil de influenciador que surge falando de um produto e, às vezes já é interpretado como publicidade, no perfil de uma empresa as pessoas esperam por isso. “O que faz um consumidor seguir uma marca é a aspiração ou vitrine para se informar e ainda ter mais segurança para fazer suas compras, então precisa haver uma comunicação clara das novidades e tornar a página relevante para ele também”.

Não deixe o consumidor falando sozinho: “O post é um primeiro contato, mas o que a marca vai fazer depois influi na decisão de compra”, afirma Livia. Isso significa que a rede social serve como um primeiro contato, mas todos os outros canais de atendimento e vendas precisam estar alinhados à mesma comunicação para que ele não projete no perfil a má experiência que teve.

Utilize os influenciadores digitais: “Quanto mais pessoas reais falando, maior é o interesse por aquele produto. Por isso o TikTok é uma rede de fácil engajamento”, pontua Livia. A comunicação natural e menos publicitária faz com que os brasileiros busquem saber mais de um produto. Ações com grande ou nano influenciadores ainda são bastante importantes porque, no Brasil, as pessoas ainda confiam no boca a boca.

 

Fonte: Mundo do Marketing

    Escrever um comentário